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Vending machine: o que é e como usar para aumentar suas vendas

Você já deve ter visto uma vending machine por aí. Hoje em dia, muitos comércios apostam nas máquinas automáticas de vendas como uma opção a mais para os clientes.

A chegada das vending machines no Brasil teve como plano de fundo a valorização do Real, na época em que as máquinas só aceitavam moedas. O foco eram os lanches rápidos, como snacks e refrigerantes, oferecidos a quem passasse com pressa.

Hoje em dia, com a modernização do serviço, o cliente pode ter acesso a diversas opções de produtos – de livros a acessórios para smartphones – com a facilidade de pagar com cartão magnético.

Fácil, rápido e versátil para o cliente, econômico e lucrativo para a sua empresa!

O que é vending machine? Como funciona?

Vending machine é o nome em inglês para máquinas automáticas de vendas que armazenam, exibem e comercializam produtos de forma automatizada. O design é semelhante aos freezers verticais de supermercado.

As opções são exibidas em uma espécie de vitrine com os valores especificados e podem incluir de tudo: refeições completas, produtos de beleza, itens tecnológicos, entre outros.

A pessoa escolhe o que quer comprar e a máquina faz todo o processo de “entrega” e a transação financeira. O pagamento, geralmente, pode ser feito em dinheiro ou cartão.

As vending machines são pioneiras no auto serviço – onde o cliente faz o procedimento com o auxílio da tecnologia, sem precisar de atendimento humano.

Se você se interessou em investir em uma vending machine, saiba que o investimento inicial pode ser um pouco alto, mas é possível ter um retorno rápido e vantajoso. Tudo dependerá da compatibilidade da máquina com seu negócio e suas estratégias de vendas.

Entenda os benefícios de uma máquina de vendas em seu comércio

Como dito anteriormente, é necessário considerar essas máquinas como um investimento capaz de oferecer retorno a curto ou longo prazo.

Antes de alugar ou comprar a sua, certifique-se de que há espaço suficiente para ela em seu comércio e analise a eficiência com seu segmento e tipo de público.

Se essa for uma alternativa aplicável ao seu negócio, são muitas as vantagens que a vending machine pode oferecer, como:

  • Visibilidade a produtos estratégicos que podem ser úteis ao cliente em determinado momento do dia;
  • Facilidade de acesso aos produtos;
  • Praticidade e autonomia durante o processo de compra;
  • Soluções a problemas reais e até mesmo urgentes dos clientes. Lanches rápidos na saída do trabalho ou um carregador de celular podem ser grandes “salvadores” em algumas situações;
  • Economia no orçamento da empresa. O aluguel ou a aquisição das máquinas não são baratos, mas o custo de manutenção costuma ser baixo. Além disso, não há a necessidade de uma pessoa para realizar ou monitorar a operação, ou seja, você otimiza sua equipe e não precisa contratar mais funcionários;
  • Quando bem posicionadas, funcionam para atrair mais clientes, pois a “vitrine” das máquinas oferece opções que o cliente nem sabia que precisava. Esse efeito é muito útil em locais de passagem ou espera;
  • Suporte do fabricante, em casos de problemas técnicos.

Se o seu estabelecimento funciona 24 horas ou em horários diferenciados, vale a pena apostar em uma máquina para oferecer opções aos clientes com compromissos noturnos – pode ser um diferencial em relação à concorrência.

Como usar a vending machine em seu negócio?

  • O que vender?

Foi-se o tempo em que as máquinas automáticas vendiam apenas comida. Hoje em dia as possibilidades são muitas; tudo depende do setor do seu negócio. Os snacks ainda são os preferidos de muita gente, mas foram repaginados: há opções com pipocas gourmet e lanches naturais e afins.

Se os alimentos não funcionam para você, aposte em objetos e acessórios: bichos de pelúcia, chaveiros, guarda-chuvas, os já citados equipamentos tecnológicos, entre outros.

Também é possível utilizar as vending machines como parte de sua estratégia de marketing, para divulgar novos produtos ou oferecer brindes usando as redes sociais, por exemplo.

  • Onde colocar?

Verifique as áreas de maior fluxo da sua empresa – a vending machine precisa estar em um local com movimento, seja na parte interna ou externa. Posicioná-la perto do cafezinho e do filtro de água também pode funcionar.

As pessoas gostam de escolher produtos e realizar o processo de compra com calma: posicione a máquina em um espaço amplo, para que não haja congestionamento e filas.

Considere, também, que as máquinas não precisam estar no seu espaço; no caso das ações de marketing, é possível instalá-las na rua ou em um local público para divulgar seus produtos. Rodoviárias e aeroportos, por exemplo, são ótimos locais porque têm grande fluxo de pessoas.

Controle suas vendas!

Muitas vending machines aceitam tanto dinheiro quanto cartão, mas a maioria das pessoas utiliza a segunda opção, por oferecer mais praticidade e rapidez. Além disso, as transações realizadas com o cartão são mais facilmente controladas por sua equipe.

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