03 jul

Servidores dedicados são a solução?

Ter um servidor dedicado já foi sinônimo de impossibilidade a micro e pequenas empresas, devido ao alto custo, tornando-se um recurso disponível para poucos. Além de ter de comprar a máquina, era necessário um link dedicado.

Servidor dedicado

Sendo assim, a solução para essas empresas com menos recurso era pagar por planos shared hosting, que significavam o compartilhamento de um mesmo espaço com milhares de sites diferentes, limitando o espaço em disco disponível e impossibilitando a customização da configuração do servidor.

Hoje em dia, entretanto, o servidor dedicado está mais acessível, principalmente pelo barateamento dos links. Uma das principais vantagens de se ter um servidor dedicado, hospedado em um datacenter, ao invés de montar seu próprio servidor, é a conectividade e a confiabilidade.

Empresas de hospedagem de servidores trabalham com links rápidos e com proteção além do que se teria em um servidor próprio. Datacenters são ambientes fechados, com geradores próprios, segurança física e links redundantes, dificultando a queda do seu sistema e evitando perda de dados.

Outra vantagem do servidor dedicado, é que, ao contrário do link compartilhado, o espaço disponível naquele servidor é de uso exclusivo, inclusive a banda. Isso facilita caso a empresa tenha a necessidade de disponibilizar acesso limitado ao servidor, como ao hospedar vários sites, onde cada um tem acesso a seus arquivos.

A decisão de usar um servidor dedicado, ao contrário de links compartilhados ou servidores alocados na própria empresa, é uma das soluções mais eficazes contra quedas de sistema ou riscos de danos ao servidor, seja por queda de energia, seja por danos físicos.

GetCard Host