06 fev

Servidor Dedicado e Desempenho ou Reduzir Custos com um Cloud Server?

Uma das principais dúvidas que muitos usuários apresentam quando estão iniciando ou querem dar um passo além com relação a sua estrutura de hospedagem ou um ambiente para seus aplicativos, é qual melhor tipo de serviço e ambiente irá lhe ajudar no desenvolvimento de seu projeto ou negócio: um Servidor Dedicado ou um Cloud Server?

Por mais que este assunto seja já rotineiro na internet, principalmente nas redes sociais, as vantagens e desvantagens que cada estrutura apresenta, levando em consideração as necessidades de personalização e os custos, geram ainda muitas dúvidas que impactam diretamente na escolha da solução ideal .

Neste sentido, a damos uma mãozinha com dicas e informações sobre cada uma das possíveis escolhas, de um modo menos formal e abrangente, para você se sentir mais confortável na tomada de decisão. Lembrando que na GetCard você conta com total apoio para as suas dúvidas, assim como a personalização necessária para o seu TI e toda infraestrutura de serviços, com atendimento 24h por dia, através de nossos especialistas.

Enfim, vamos ao comparativo 🙂

Servidor Dedicado

Quando falamos em servidores dedicados, já nos surge a ideia de uma máquina exclusiva, oferecendo maior poder de processamento para aplicações de médio e grande porte. Não que esta estrutura não possa ser utilizada para pequenas aplicações, contudo, colocando na ponta do lápis, os custos serão muito mais elevados do que o uso, em tal ocasião, de um servidor compartilhado ou uma estrutura de cloud server.

Assim, ao optar por um servidor dedicado, além das virtudes apresentadas de maior poder de processamento e uso de recursos, você conta com um acesso exclusivo que permite a configuração personalizada e necessária para a máquina adquirida (no caso de optar por adquirir uma máquina, deixando a mesma aos cuidados do data center, ocorre a opção de um outro formato de serviço denominado Colocation, o que é um assunto para outro momento).

Todo o poder de processamento associado a uma boa banda eficiente, traz ainda mais benefícios para os usuários que obtém uma conexão direta e segura (levando em consideração os detalhes necessários na configuração do serviço) para rodar os recursos necessários.

Uma das desvantagens do servidor dedicado, assim como todo serviço que exige certa exclusividade, são os custos apresentados pelo mesmo, sendo recomendado a sua aquisição quando as exigências do ambiente de trabalho, necessárias para rodar a aplicação, requerem alto desempenho. Um outro item, é assumir os custos de hardware e software do mesmo, que também devem ser levados em consideração quando necessário upgrade ou manutenção.

Servidores Compartilhados ou Cloud Server

Dentro da estrutura dos servidores compartilhados ou cloud server, temos a vantagem de um custo inferior pois, através de máquinas virtuais dentro de uma estrutura e um gerenciamento eficiente de dados dentro do ambiente de um data center, temos a opção de alocação dos recursos necessários, e de forma personalizada, para diversas situações.

Não significa que você irá perder um desempenho extremamente significativo dentro de um ambiente compartilhado, em relação ao dedicado. Dependendo da estrutura solicitada para um ambiente cloud, os custos serão tão altos quanto um servidor dedicado ou maior, mas a maleabilidade e o poder de tomada de decisão em várias situações e ocasiões diferenciadas, fazem dessa escolha, um elemento importante na decisão quando um ponto de decisão fundamental é o financeiro (você pode por exemplo optar por aumentar os recursos somente quando for necessário).

Neste sentido, ao optar por uma estrutura em cloud, você conta com escalabilidade, sem precisar se preocupar com uma estrutura 100% de consumo máximo a todo momento; versatilidade de recursos (você pode, por exemplo, selecionar a quantidade de memória e processamento do servidor em muitos casos) e, obviamente, como comentado, você poderá economizar com os custos destinados ao seu e-commerce ou aplicação, se os mesmos não exigirem um alto consumo de recursos constantemente.

Uma das desvantagens dentro do ambiente de Cloud é que, como o ambiente opera de modo compartilhado, toda estrutura apresenta uma largura de banda também compartilhada e existem alguns limites de memória e processamento dentro deste ambiente, apesar de sua flexibilidade (em muitos casos, você pode consultar o seu data center e solicitar uma personalização além dos recursos apresentados, como fazemos aqui na GetCard).

Neste sentido, cada um dos ambientes (Dedicado ou Compartilhado / Cloud) oferece vantagens e desvantagens. Está pensando em hospedar o seu site ou e-commerce? Uma estrutura compartilhada / cloud server é uma excelente opção que atenderá, sem dúvida, os requisitos iniciais para a sua demanda. Possui uma aplicação que necessita de alto poder de processamento? Um servidor dedicado pode ser a melhor opção.

Enfim, este é um simples comparativo que, obviamente, outros fatores e detalhes devem ser levados em consideração para a tomada de decisão.

 

Precisa de algum destes serviços, com atendimento humanizado, personalizado e à disposição 24 horas / dia? Fale com a gente! Temos sempre uma opção ideal para atender suas necessidades.