14 jun

Por que contratar um servidor para minha empresa?

Servidor na nuvem

Com o passar dos anos nota-se que os produtos estão se tornando menos duráveis, com prazo de vida determinado e mais curto. Ao se pensar em tecnologia, esse cenário fica ainda pior. Além dos danos causados pelo tempo, são realizadas atualizações de software e hardware, que transformam os produtos em itens ainda mais perecíveis. A estimativa é de que os computadores têm vida útil média de 3 anos, antes que se tornem totalmente obsoletos e ultrapassados.

Apesar desses computadores ainda funcionarem, mesmo que aos “trancos e barrancos”, o atraso na modernização e atualização da tecnologia pode resultar em perda de produtividade em uma empresa. Esta situação fica ainda mais dramática quando levamos este cenário aos servidores. O servidor é responsável pelo bom andamento de uma empresa, já que é dele que depende a velocidade e o armazenamento correto de dados.

O uso de servidores pelas empresas é comum. Algumas preferem, por acharem mais seguro e até mais barato, criar e manter este servidor dentro da empresa, ao invés de contratar um serviço de servidor em uma empresa especializada em fazer isso. Optam por um servidor próprio, para não correrem riscos de invasões ou compartilhamento indevido de dados com outras pessoas. Acontece que, no fim das contas, este procedimento é o mais arriscado, trabalhoso e caro.

Arriscado, porque existem muitos outros riscos que a maioria das empresas não levanta antes de instalar os servidores, além do risco de invasão por hackers, como incêndios, inundações, danificações mecânicas e arrombamentos no hardware e até a falta de um backup correto. Para proteger do ataque de hackers, os antivírus, antispyware, antikeylogger e todos esses softwares de proteção de dados, só se tornam efetivos com atualizações constantes e verificações periódicas. Este procedimento é trabalhoso e caro.

Como iniciamos o post alertando, hardwares e softwares sofrem depreciação de forma muito acelerada. Manter a ambos atualizados constantemente, para uma empresa que não é especializada neste ramo, é dispendioso, porém não realizar a atualização pode ser ainda mais custoso. Empresas especializadas em alocar dados em servidores estão preparadas para eventos de risco, como incêndios, inundações, danos temporais de hardware e software, protegidas com antivírus e têm um know how maior para guardar dados com segurança.

Sustentabilidade

Contratar um serviço de servidor, além de reduzir os custos da empresa, ainda é sustentável. O descarte de materiais eletrônicos é um dos maiores problemas do mundo contemporâneo. Produtos que se tornam obsoletos mais rápido acabam sem ter destino correto. Esse descarte é feito por poucas empresas e, na maioria das vezes, é pago. Por isso, ou é feita a destinação errada do lixo eletrônico ou a empresa acaba acumulando lixo dentro de sua sede, que poderia ter uma destinação correta, melhorando o ambiente.

GetCard

“Estabilidade e performance com servidores proativos”