Blog

O que é e como funciona o sistema TEF?

Gerenciar o próprio negócio não é nada fácil, não é mesmo? Afinal, para que uma empresa se desenvolva é preciso que os gestores tenham uma visão atualizada sobre os melhores métodos de pagamento, as formas mais otimizadas de gerenciar o estoque, entre outros. Tudo isso para garantir que nenhuma falha aconteça.

Porém, como sabemos, assim como os seres humanos, as máquinas também possuem falhas e, às vezes, acabam nos deixando na mão. Contudo, vale a pena salientar que a tecnologia tem avançado muito para desenvolver soluções que garantam o mínimo possível de erros, um exemplo disso é o sistema TEF.

Esse sistema permite que o dono do comércio unifique em um só software todas as funcionalidades do pagamento com o cartão. Assim, de forma automática ele consegue definir o valor da compra, associá-la com a quantidade de produtos que tem na loja e muito mais. Saiba mais sobre o que é TEF e como esse sistema beneficia sua empresa.

O que é e como funciona o sistema TEF?

O TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) é um sistema que permite a realização de vendas por meio de cartões de forma prática, facilitando a comunicação com a operadora de cartões, além disso, torna possível a unificação de pagamentos no débito, crédito entre diferentes bandeiras.

Essa é uma solução multi-adquirente que permite as transações com o mesmo Pin Pad – aparelho eletrônico usado para inserir o cartão e digitar a senha – em diversas bandeiras e adquirentes. Assim, com apenas um aparelho é possível integrar as vendas feitas em cartão ao lançamento de produtos no próprio sistema da loja, evitando erros e falhas humanas no processo.

O TEF funciona assim: o comerciante instala um software no computador do caixa ou, se preferir, podendo ser também no notebook, tablet ou celular da empresa e conecta o aparelho escolhido na máquina Pin Pad, assim, quando um cliente passar pelo caixa e realizar o pagamento pelo cartão, todas as informações passarão por esse software.

Dessa forma, todos os dados da compra se unificam em um só lugar de forma automática, permitindo que o comerciante tenha total tranquilidade, tendo em vista que as informações são conciliadas com o método de vendas da empresa, garantindo ainda melhores taxas com as adquirentes de cartão.

No TEF TP GetCard, por exemplo, você conta com mais de 200 opções homologadas, com recursos de roteamento nos quais o lojista pode definir o destino de cada transação, baseado nas melhores condições comerciais, por bandeira e também por modalidade de pagamento.

Ele ainda disponibiliza um portal online que mostra em tempo real todas as vendas realizadas, no qual possui um layout personalizado para cada cliente e todas as configurações são feitas em nossos servidores, feito de forma transparente e segura, evitando alterações por parte de terceiros.:

Qual é a diferença entre o TEF e o POS?

Sabe-se que é primordial que uma loja aceite pagamentos por meio de cartões de crédito e débito, tendo em vista que atualmente esse é um dos principais meios que as pessoas utilizam para realizar suas compras. Por isso, vale a pena indicar para você, empreendedor, as diferenças entre o POS e o TEF.

O POS, em tradução livre Ponto de Venda, é uma máquina de cartão portátil, na qual possui um software capaz de gerar as informações necessárias da compra que o cliente está fazendo. Nela é possível inserir o cartão, digitar o valor, senha, fazer a confirmação do pagamento e imprimir o comprovante.

Porém, a sua desvantagem é que cada máquina funciona somente com uma rede de adquirência, como por exemplo a Cielo, Stone, entre outras. Assim, o estabelecimento se priva de aceitar pagamentos de cartões que são operados por outras empresas e dessa forma precisa contar com mais de uma maquininha.

Já o TEF é realizado por meio do Pin Pad, que é uma máquina sem software, mas que é conectada com outro dispositivo com software e nele é possível gerar todas as informações de forma automática. O ponto positivo do TEF é que ele aceita todos os tipos de cartões, otimizando muito mais a produtividade do comerciante.

Por que devo implementar o TEF no meu estabelecimento?

Como falamos no início deste texto, gerenciar um negócio é uma tarefa complexa, tendo em vista que implementar soluções eficientes faz toda a diferença para que a loja ou empresa tenha lucros. Por isso, preparamos este tópico para te mostrar qual é a importância de implementar o TEF no seu estabelecimento.

Pagamentos unificados

Com o sistema TEF o empreendedor tem em um só dispositivo todos os comandos necessários para fazer suas vendas. De forma unificada, ele investe em apenas uma máquina e é capaz de aceitar o pagamento de diferentes bandeiras, sempre de forma prática e segura.

Controle financeiro

Alta mão de obra, papelada, demora no atendimento: tudo isso não existe com o TEF, pois com essa solução tudo é feito automaticamente, fazendo com que os erros se tornem menos frequentes. Assim, você tem mais tranquilidade para realizar suas vendas o cliente se beneficia com a praticidade e economia de tempo.

Melhores taxas

Como o comerciante tem em uma só maquininha a possibilidade de aceitar pagamentos de todas as bandeiras, ele aproveita para economizar nas taxas que pagaria utilizando mais de um aparelho. Além disso, dependendo do tamanho do negócio, ele consegue adquirir taxas reduzidas.

Dados protegidos

Um dos aspectos mais importantes no comércio é a segurança da informação, tendo em vista que pessoas má intencionadas podem realizar fraudes, prejudicando o financeiro da empresa. Com o sistema TEF, o comerciante tem total segurança para manter os dados dos seus clientes e o da empresa com total confiabilidade.

Com tantos benefícios assim, torna-se claro o fato de que é importante que o lojista implemente o TEF nos seus negócios. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema ou deseja saber mais informações sobre o TEF IP da GetCard, entre em contato conosco, nós estamos preparados para te atender.

Continue nos acompanhando aqui no blog da GetCard para acompanhar a cada semana um conteúdo exclusivo que envolve o mundo da tecnologia, finanças, administração e muito mais. Até o próximo post!

Posts relacionados

Antecipação de recebíveis: quando e como solicitar

O crédito é uma necessidade que pode acontecer no dia a dia de diversas empresas, e buscar alternativas para o rotativo do cartão e o cheque especial é muito importante para garantir o saneamento de suas contas sem ficar refém de juros altos. A antecipação de recebíveis é uma dessas alternativas que vale a pena

Leia Mais »

Soluções para pagamento pelo celular e por aproximação para seu comércio

As soluções de pagamento pelo celular e por aproximação são ideais para garantir muito mais comodidade e também segurança para seus clientes. São soluções modernas e muito bem estruturadas que tem tudo para se tornarem grandes favoritas  do público em pouco tempo. Saiba como garantir a maior variedade ao seu público no post de hoje.

Leia Mais »

Ticket médio: seus benefícios e como medi-lo em seu negócio

Elaborar boas táticas de vendas exige, antes de tudo, uma boa avaliação de seu volume de vendas , sendo o ticket médio uma de suas principais métricas para entender o comportamento de seus clientes. No post de hoje você vai entender mais sobre a função e como usar a medida do ticket médio a seu

Leia Mais »