17 abr

O que é Cloud Server?

O Cloud Server é um ambiente de computação virtualizado a qual é criado no topo de um cluster (Sistema de Computação em Nuvem). Em tais sistemas, as operações de processamento podem ou não ser fisicamente separadas do armazenamento de dados, dependendo se arquitetura contempla sistema convergente ou hiperconvergente. Isso significa que um sistema de computação em nuvem tem componentes de infra-estrutura principais – “Nós de processamento” e “Storage Area Network”.

 

“Nós de Processamento” significam servidores conectados, que combinam suas unidades de processamento central (CPU), memória de acesso aleatório (RAM) e outros recursos de processamento em um único sistema. “Storage Area Network” é um número de dispositivos criados com a finalidade de armazenar dados eletrônicos. Ambos os elementos estão conectados com um tecido de interconexão de baixa latência e podem ser escalonados facilmente com qualquer interrupção das operações do computador.
Um servidor de nuvem que reside no topo de um sistema em cluster como o descrito acima, apresenta escalabilidade e, muitas vezes, recursos de alta disponibilidade e failover.

Existem diferentes tipos de Cloud Servers, devido à variedade de tecnologias e sistemas de computação em nuvem, cada um com seus prós e contras. Um especialista GetCard pode te ajudar a escolher a melhor solução para seu cenário com uma otimização nos custos a serem investidos.