Blog

Tecnologia e segurança: Você sabe o que é a carteira digital? 

Carteira digital na GETCard

O acesso a tecnologia mudou as relações sociais. A manipulação de informação se automatizou, por isso, é preciso estar atento para todas as mudanças que nos cercam. Se você já se deparou com as evoluções do setor econômico, tenho certeza que a pergunta “o que são carteiras digitais?” já passou por sua mente!

Da substituição de cédulas e moedas por cheques, aos cartões, a carteira digital é a nova forma de armazenar dados financeiros e realizar operações bancárias com a facilidade de um click. A tendência já é uma realidade, e com o objetivo de trazer mais praticidade e segurança para a rotina de inúmeras pessoas, vem se tornando indispensável.

Porém, antes de baixar o aplicativo de uma das empresas que oferecem esse serviço e começar a usá-lo, é importante entender um pouco mais sobre como ele funciona na prática e quais as vantagens que esse recurso pode oferecer. Vem com a GetCard saber tudo sobre as carteiras digitais!

Mas afinal, o que é a carteira digital?

Pense em um cenário cotidiano: em comparação, quantas vezes você já esqueceu o celular ou carteira em casa? A segunda opção ganha em disparada! Os smartphones já fazem parte das nossas vidas de uma forma tão intrínseca, que despertamos, trabalhamos, nos divertimos e estudamos com eles. Por que não adicionar mais uma função à esses objetos?

E foi pensando exatamente nessa realidade, que a tecnologia das carteiras digitais se tornou uma realidade. Em uma definição básica, as carteiras digitais podem ser entendidas como a utilização de plataformas digitais como método de pagamento rápido, prático e seguro. Essa tecnologia oferece comodidade e momentos sem complicação no dia a dia.

Se voltarmos para aquele cenário comum de esquecer a carteira em casa, com o celular em mãos, a conta do restaurante ou do estacionamento, não será mais um problema. Antes de sair de casa, cadastre seus cartões (crédito, e mais no futuro, débito) em um método de e-wallet e você está pronto para realizar compras online ou offline.

Como funciona a carteira digital?

Quando pensamos em carteiras digitais, é importante entender que a base para essa tecnologia é a tokenização. O nome pode até ser complicado, mas seu funcionamento é bem simples: a tecnologia transforma seus dados de cartão, cadastrados no app, em um código secreto para realizar novas compras.

Com esse código token salvo no dispositivo que o cartão foi cadastrado, o pagamento por aproximação já pode ser utilizado. Seja com tablet ou com o smartphone, você só precisa encostar o aparelho em um terminal receptivo para pagamento por aproximação, e voilá, o app fornece as informações criptografadas e a transação é realizada. Fácil, não?

Mas a praticidade não acaba por aqui! A tecnologia de pagamentos por aproximação, ou Near Field Communication (NFC), não se conecta apenas a terminais comerciais de pagamento, ela também oferece a possibilidade de realizar transações para outros smartphones ou relógios inteligentes.

Conheça também as facilidades da tecnologia do pagamento instantâneo PIX!

Você é fã de compras online? Saiba que a carteira digital também otimiza esse processo. No dia a dia, é possível deixar de lado o preenchimento constante de informações do cartão, e realizar o processo de checkout com a sua e-wallet. No e-commerce, as transações são finalizadas com uma senha instantânea, reconhecimento digital ou facial.

Carteiras digitais no Brasil: onde e como usar?

As carteiras digitais chegaram às terras tupiniquins no início de 2018, e se nesse período elas eram entendidas como uma tendência de mercado, hoje elas já fazem parte do dia a dia dos brasileiros. Assim como em grandes nações do mundo, como China e Estados Unidos, a tecnologia mobile já é parte indiscutível da rotina de consumo no Brasil.

Artigos e especialistas do mercado financeiro comprovam que a maioria dos consumidores online preferem realizar suas compras diretamente por aplicativos. Essa realidade se reflete em propagandas e ações de marketing de grandes empresas, que apontam descontos e valores exclusivos para produtos dentro de seus aplicativos móveis.

Quer fazer parte do futuro? Grandes empresas como OLX, iFood e Magazine Luiza já disponibilizam pagamentos por carteiras digitais no Google Pay, Samsung Pay e Apple Pay. Mas não se engane, o pagamento do futuro também pode ser realizado em serviços do dia a dia, como o Uber, que lançou recente sua própria carteira digital, a Uber Cash.

Aposte nas vantagens da carteira digital!

A praticidade do método das carteiras digitais realmente salta aos olhos dos mais esquecidos, mas é importante entender que esse não é seu único benefício no dia a dia. A segurança e o conforto de saber que seu dinheiro e seus dados estão em boas mãos pode fazer toda a diferença para quem ainda está com dúvidas sobre essa tecnologia.

Ao excluir a necessidade de compartilhar com qualquer estabelecimento seus dados do cartão também faz parte do processo sigiloso e privado que ocorre com as carteiras digitais e os códigos criptografados. Além, é claro, de eliminar burocracias desnecessárias do dia a dia.

Gostou das dicas? Aqui no blog da GetCard você participa do futuro com a gente! Venha conferir outras informações imperdíveis, e não deixe de conhecer também nossa cartela de serviços exclusivos para o seu negócio!

Posts relacionados