13 jan

Fog Computer

Como já conversamos em textos anteriores, a  computação nas nuvens é uma realidade e traz diversos benefícios para a comunidade, mas a computação na neblina, ou chamada de nevoeiro, tem sido citada com maior força, sendo reconhecida como uma tecnologia que trará maior agilidade para atender as necessidades dos usuários em resposta às novas tecnologias.

Obviamente não podemos esquecer a grande transformação que conseguimos alcançar com a nuvem, só que a necessidade de uma computação local, para auxiliar em um processamento mais rápido, faz com que o usuário fique preso e não tenha autonomia. O que com a proposta do Fog Computer poderá ser alterado.

Fog Computing vem exatamente para economizar o tempo de tráfego no envio para a Cloud pois o processamento não necessitaria da nuvem, ocorreria diretamente no equipamento, ou no máximo em um concentrador próximo.

Observando a Fog, podemos dizer que a mesma é muito similar a Cloud, mas com a diferença de velocidade e o tempo de resposta para necessidades ou situações, digamos, mais emergenciais ou com o dinamismo necessário, sendo mais próxima aos usuários, além de, como informado, reduzir tráfego devido à sua natureza.

O Nevoeiro ou Névoa pode facilitar e muito também na Internet das coisas, carros com piloto automático teriam uma resposta mais ágil e precisa, ou mesmo a comunicação feita entre o carro e seu dispositivo móvel pode ser realizado diretamente, sem a necessidade de ir para a nuvem.

Um exemplo de precisão oferecido pelo Fog pode ser acompanhado neste vídeo da empresa Tesla onde o modelo fabricado pelos mesmos consegue identificar rapidamente as necessidades da estrada como carros que estão se aproximando ou mesmo a necessidade de parada baseada no Nevoeiro e sua disponibilidade de rápido processamento.

https://www.youtube.com/watch?v=XB2g7-HgE_g

Esse processo de maneira alguma irá “acabar” com o Cloud Computing, pois na verdade as duas tecnologias serão utilizadas em conjunto se complementando, até porque o Fog não terá a capacidade de um Cloud, muitos arquivos necessitarão do Cloud para armazenamento.