Blog

Segurança e tecnologia: como pagar com QR Code?

Você já pensou em pagar contas com o QR Code? Diferente dos códigos de barras convencionais, o QR Code, ou “quick responder code”, oferece barra de leitura bidimensional, ou seja, permitindo mais informações em um espaço menor. Essa praticidade do código vem se tornando indispensável para agilizar pagamentos e trocas financeiras.

Os meios de pagamentos sofrem mudanças constantes, e o avanço da tecnologia tem se mostrado um meio de garantir confiabilidade e segurança para as transações, sejam elas realizadas em comércios locais, e-commerces ou até entre contas pessoais.

Bancos e empresas do mundo todo já apostam na praticidade da alternativa, mas e você, sabe como o pagamento com QR Code funciona? A GetCard separou as informações necessárias para te ajudar a entender essa nova possibilidade e aplicá-la em seu comércio, seja ele de grande ou pequeno porte. Venha conferir!

O que é o QRCode e como pagar com ele?

Por ser um código de barras bidimensional, o QR Code, ou Quick Responder Code, dispõe informações tanto na vertical, quanto na horizontal, ou seja, o espaço para guardar informações se torna bem maior. E a praticidade não para por aí, a tecnologia pode ser captada por qualquer dispositivo móvel com câmera, um aplicativo de leitura de códigos e conexão com a internet.

Para pagamento com o QR Code, é necessário apenas que o usuário realize uma leitura rápida das informações no código para ter acesso a promoções exclusivas, códigos de desconto, sites promocionais ou um simples boleto. Ele também possibilita rapidez e segurança para transações feitas de forma online ou presencial.

Na prática, o pagamento com QR Code é bem simples de ser realizado: o usuário só precisa apontar a câmera do dispositivo para o código disponibilizado pela empresa, ou conta pessoal, com o aplicativo de leitura aberto. Esse mecanismo vai ler as informações do código e solicitar o valor de pagamento na tela do dispositivo, evitando assim pagamentos duplicados e até mesmo fraudes.

Apesar de não ser uma novidade tão inédita no mundo da tecnologia, o pagamento por QR Code vem se popularizando nos últimos anos. A conectividade e a interatividade de aparelhos, espaços comerciais e até mesmo das formas de pagamento se tornam uma realidade cada vez mais acessível, o que facilita possibilidades como a evolução das transações comerciais.

QR Code e a democratização do pagamento

Como já explicamos por aqui, a forma de pagamento que o QR Code oferece é prática, ágil e simples, afinal, ela pode acontecer a partir de alguns cliques na tela do celular. Porém, especialistas do mercado financeiro também apontam a democratização e acessibilidade como vantagens desse formato de pagamento.

Para completar todos os passos do pagamento por QR Code, o consumidor precisa apenas de um telefone com câmera e acesso a internet. O método não exige um smartphone potente e de última geração, muito menos gadgets fora do padrão para consumidores comuns. Com o auxílio de um aplicativo simples, já é possível fazer parte dessa tecnologia.

A democratização do pagamento não é vantajosa apenas para os consumidores, afinal, ela também é capaz de agilizar os processos de aquisição e controle financeiro das empresas. Ao eliminar fraudes, pagamentos duplicados ou até mesmo transações não finalizadas, o QR Code também oferece uma experiência fluída e digital para lojistas e comerciantes de diferentes níveis empresariais.

O QR Code também será uma peça fundamental na aplicação cotidiana do pagamento instantâneo, uma tecnologia inovadora que já comentamos aqui no blog da GetCard. E assim como ele permite agilidade e segurança, com o PIX, suas vantagens se multiplicam, afinal, o código bidimensional poderá ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer hora e dia, sem restrições!

QR Code na prática: como a tecnologia é utilizada?

Para iniciar o pagamento por QR Code na sua empresa, é importante adicionar ao seu sistema uma solução de carteira digital. O mercado financeiro atual oferece inúmeras possibilidades para empresas de diferentes níveis, empresas como o PayPal, por exemplo, já funcionam ativamente com o serviço.

As máquinas de pagamento via cartão também já oferecem a codificação como alternativa simples, prática e direta. O atendente emite, por meio dela, um código bidimensional, e o cliente precisa apenas apontar seu celular e realizar o pagamento nos aplicativos de banco que ele utiliza.

A POS TEF da GetCard também oferece mobilidade e segurança, venha conhecê-la!

O QR Code não se limita as carteiras digitais, ele também pode ser utilizado para diferentes acessos e pagamentos entre contas pessoas. Sites como o QR Code Generator oferecem uma extensão da tecnologia para transformar links de promoção, boletos e até mesmo contas em um código acessado pela câmera dos dispositivos com facilidade e segurança.

Quer atualizar a capacidade do seu estabelecimento, e ainda oferecer mais comodidade, segurança e agilidade para o atendimento dos clientes? O pagamento com QR Code é a solução mais indicada, pois apesar de ser uma tecnologia antiga, as alternativas mais avançadas do momento, como o PIX e a carteira digital, usam e abusam de suas possibilidades!

Confira mais dicas sobre a automação de pagamentos e soluções financeiras digitais para o seu negócio aqui no blog da GetCard e não deixe de conferir nossa cartela de serviços!

Posts relacionados