10 mar

Como o parceiro de TI local é um ponto forte no seu planejamento corporativo

A semana de carnaval não foi só agitada nos sambódromos, mas no universo tecnológico ficou um verdadeiro caos devido ao caso da Amazon WS. Um assunto muito comentado e até mesmo apresentado com visões apocalípticas em sites como o Gizmodo, que trouxe o tema com o como título “Como um erro da Amazon pode destruir a internet”

Um código executado de modo equivocado, na tentativa de excluir diversos servidores em um mesmo momento, gerou a parada de serviços da Amazon no dia 28 de fevereiro, resultando na queda de vários ambientes, muitos deles de grandes entidades, mostrando não somente o poder que a Amazon tem sobre a internet, mas também o quão sensível pode ser todo esse poder, preocupando os usuários  com a possibilidade de novos erros que podem afetar os sites que se utilizam destes servidores, como em casos anteriores.

O mais preocupante, no entanto, foi o tempo de resposta e recuperação dos serviços. Na última terça-feira diversos serviços hospedados pela Amazon Web Services ficaram sem acesso logo após uma falha no data center da empresa, onde usuários relataram lentidão para o retorno das atividades.

A Amazon oferece seus servidores prometendo 99,9% de disponibilidade, e ao encontrar com esse 1% de falha na última terça-feira foi visualizado que nem mesmo os gigantes da internet estão livres de falhas.

Mas toda essa situação nos serve de lição para ver que como toda empresa de atividade mundial, a mesma não está livre de erros e, muitas vezes quando ocorrem, são extremamente impactante. Aí entra em cena o parceiro local, que oferece muito mais agilidade e performance de resposta quando o assunto é atendimento, em grande parte dos casos.

Neste sentido, listamos alguns benefícios que você conta ao obter um parceiro local para os seus serviços de nuvens e estrutura de data center. Confira.

Agilidade e personalização no atendimento: Uma empresa local terá maior agilidade em resolver seu problema e contará com um atendimento mais humanizado por conseguir deslocar maiores recursos tecnológicos e humanos para melhor atender a sua demanda, no mínimo, em sua grande maioria.

Produtos e Serviços que se encaixam de maneira mais objetiva as necessidades reais da empresa:  Empresas de mais próximas e estabelecidas em território nacional, viabilizam oferecem planos com diferenciais, os quais podem melhor atender as necessidades do seu negócio, abrangendo um maior número de carências apresentadas, resultando no mais amplo cenário para atender as necessidades perante o custo – benefício necessário.

O fator humano na hora da execução, você conhece com quem está lidando: Ter uma equipe de profissionais especializados à sua disposição pode ser um ponto importantíssimo para a saúde do seu ambiente ou aplicação web, o que trará maior segurança para momentos de crise.

Custo benefício, principalmente com relação ao dólar: Servidores internacionais geralmente tem seu valor em dólar, o que em relação ao mercado brasileiro não é nada vantajoso em muito dos casos. Em comparação com os servidores de outros países  o servidores brasileiros chegam a ser entre 4 e 5 vezes mais velozes comparada aos data centers Americanos, segundo estudo feito pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Saber dimensionar com maior precisão os recursos perante as necessidades: Pelo contato mais próximo do profissional de TI com o prestador de serviço regional, as empresas e toda a equipe conseguem focar nas necessidades reais  perante uma análise concreta das viabilidades e recursos necessários, sem excessos e custos extras, analisando com maior precisão e eficiência o que realmente é necessário para as aplicações do dia a dia.

Atendimento no local (on-site): outra vantagem de um parceiros local, e a possibilidade de que o mesmo possa atendê-lo em um menor tempo hábil e muitas vezes ir até a sua empresa para verificar o problema e solucioná-lo da melhor maneira, no caso de um ambiente dimensionado em diversas estruturas, conforme as necessidades apresentadas no planejamento e nos projetos de TI.

 

E na sua empresa? Aderiram ao servidor nacional ou estrangeiro? Qual é a sua experiência com este serviço? Conte para nós nos comentários, e não deixe de conhecer todas as soluções e serviços oferecidos pela GetCard Host Data Center.