14 out

Como o Big Data pode influenciar sua empresa

Big Data, termo muito difundido no universo da TI, tem relação com um vasto e complexos conjunto de dados armazenados com informações extremamente ricas a serem exploradas ou, de um um modo mais simples e, segundo Alexandre Tarifa da Endeavor Brasil: a análise da grande quantidades de dados para a geração de resultados importantes que, em volumes menores, dificilmente seriam alcançados.

O Big Data tem características que podem ser definidas no que é chamado de 5V’s. Estes termos, conforme apresentados abaixo, definem pontos fundamentais ao explorar este universo e suas aparentes necessidades e requisitos. Confira:

  • Velocidade: condizente com a fugacidade na geração e processamento de dados.
  • Volume: diz respeito a quantidade de dados gerados.
  • Variedade: relacionada a diversidade fontes de dados para a constituição das informações necessárias.
  • Veracidade: ligado à autenticidade do conteúdo. Tendo uma grande variedade de fontes, esses conteúdos gerados muitas vezes não tem valor.
  • Valor: Para ter um ciclo completo entre os 5 V’s o conteúdo deve ser importante , ou seja devem trazer resultados ao seu usuário.

Uma das grande dificuldades com relação ao Big Data nos tempos atuais, é o processo de utilização dos dados de uma forma mais madura e eficiente. Empresas que conseguem desenvolver um bom processo de análise dos dados aplicados em nuvem, estão um passo à frente das demais entidades que ainda não obtiveram o discernimento necessário para aplicar os dados que terão em mãos com o auxílio do Big Data.

Neste sentido, com este passo adiante, poderão compreender como revolucionar seus serviços e produtos, ou até mesmo como uma melhor aplicação perante todo o planejamento estratégico da empresa na busca pela melhoria contínua e crescimento sustentável dos negócios.

O grande poder do Big Data para o seu negócio é oferecer uma maneira de encontrar soluções para determinados problemas da sua empresa baseando-se em estruturas e análise de dados já aplicadas a um cenário mais próximo ou presente na realidade permitindo, assim, encontrar uma visão inovadora para o cenário atual e em todas as tomadas de decisão.