25 ago

Como evitar cair no golpe do sequestro de dados ou invasão de ransomwares

Em um mundo extremamente informatizado, a informação é peça-chave para a estratégia corporativa, além de representar um grande papel quando o assunto é relacionamento entre clientes e empresas. Por isso, um dos tópicos importantes que costumamos abordar aqui no blog da GetCard é a segurança das informações e dados internos.

Como essa segurança é feita pelas empresas e quais opções elas possuem quando o assunto é assegurar que os dados não acabem se tornando um problema? É o que vamos discutir no post de hoje.

 

Cenário atual

Atualmente é muito comum que empresas de todos os tamanhos tenham sistemas que informatizem seus processos, indo de operações simples às mais complexas (do faturamento a geração de tendências). Em todos esses casos há bancos de dados que armazenam a informação essencial para que essas operações ocorram sem maiores problemas.

Em uma empresa com um banco de dados de clientes, por exemplo, todas as informações são sensíveis e precisam de muita atenção, já que uma perda ou combinação incorreta desses dados pode ser algo catastrófico. Nesse sentido, preocupar-se com as informações é garantir que sua empresa possa usar a tecnologia não somente como um “apoio”, mas sim como uma vantagem estratégica e que possa atrair seus clientes.

 

Ameaças para os dados

Mas como essa perda pode acontecer? Os três principais fatores são problemas mecânicos (afinal, estamos falando de hardwares que armazenam informações), quedas de energia e ameaças externas.  

Se engana quem pensa que as “ameças externas” não estão próximas da nossa realidade ou que isso apenas acontece com grandes empresas. Basta lembrarmos dos constante casos de ataques realizados por ransomwares, infecções que “sequestram” computadores, criptografando dados e arquivos de computadores e servidores.

Quando fazem isso, os responsáveis através de ações maliciosas “travam os dados” criptografando-os e tornando as bases inacessíveis. Assim, a empresa não consegue acessar nenhuma informação de seu sistema ou as acessa pela metade. Com isso, cobram um valor específico para que os dados seja liberados novamente (como se fosse um sequestro). Nesses contexto muitas empresas foram obrigadas a realizar o pagamento de altíssimos valores para reaver os arquivos.

Isso poderia ser facilmente resolvido se uma prática fosse tomadas: a realização de backups constantes. Eles ajudam sua empresa a ter sempre uma cópia dos dados, assim caso algum problema ocorra (como os ransomwares), fica fácil recuperar essas informações.

 

Como evitar o sequestro de dados por meio de backups?

Muitas vezes o descuido pode custar caro para uma empresa. Por isso, uma das dicas disseminadas entre profissionais de TI é a regra 3-2-1, que afirma que um bom backup deve:

  • Manter três cópias diferentes de dados: três bases onde haja a mesma informação armazenada com segurança.
  • Em dois locais diferentes: isso evita que caso um servidor ou local específico seja atingido por um ataque, prejudique mais de uma cópia dos arquivos.
  • Uma delas fora do local: segundo a mesma perspectiva do segundo tópico, caso haja um imprevisto físico (por exemplo, quedas de energia ou até mesmo um incêndio), os dados não sejam prejudicados.

 

Por isso, a melhor maneira de evitar que todo o seu trabalho vá por água abaixo é fazer com que seus dados e informações estejam nesses backup. Seguir essa regra dentro das políticas de segurança de dados da empresa é uma ótima forma paratornar os dados acessíveis em situações imprevisíveis.

Além disso, é sempre importante conscientizar os colaboradores e aplicar bem as políticas de segurancá da empresa no dia a dia de trabalho, afinal, o elo mais fraco da equação sempre será o usuário. Levar a mensagem de que a máquina de trabalho deve ser usada com cautela é essencial para evitar surpresas desagradáveis.

 

Backup GetCard

A GetCard oferece a todas as empresas o Backup GetCard: uma forma de proteger os seus dados e contar com servidores com altíssimo nível de segurança , que garante maior segurança e facilidade. Economize com equipamentos e reduza riscos. Com o Backup GetCard você tem a possibilidade de expandir gradualmente, conforme à sua demanda. Cuide da suas informações de forma inteligente e prática!

 

Conheça!