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Cartão recusado do cliente? Entenda os principais códigos de erro do cartão

Trabalhar com cartão de crédito oferece muito mais opções e segurança, tanto para o consumidor quanto para o vendedor, mas há momentos em que o cartão é recusado na hora do pagamento, e é importante da parte do vendedor entender qual o tipo de erro para auxiliar o cliente e não correr o risco de perder uma venda, conheça os principais códigos de erro no cartão e como proceder em cada ocasião.

Aprendendo a identificar os erros você se protege de fraudes e consegue solucionar de maneira prática uma série de erros que podem estar acontecendo em sua máquina PoS ou na rede TEF.

Identificando os códigos de erro na máquina de cartão

Sua máquina de cartão usa um protocolo para se comunicar com sua matriz; as de modelo PoS são administradas por uma adquirente, as famosas marcas de maquininha, e as TEF são administradas por uma empresa que fornece o software.

Nos dois casos, o procedimento percorre um caminho de autenticação: quando a senha é digitada no pinpad ou na máquina, um sinal é processado pela adquirente, que se comunica com a bandeira do cartão, responsável por administrar suas compras e então dá o retorno para a venda sendo realizada.

Tudo acontece de maneira muito rápida, em uma fração de segundos, mas no meio do caminho, muitas coisas diferentes podem acontecer, e para entender os diferentes tipos de erros do cartão, criamos uma lista para te auxiliar nas principais ocasiões:

Erro Código 51: saldo insuficiente ou limite insuficiente

O erro mais popular é aquele relacionado ao limite insuficiente para fazer uma compra via crédito, ou os fundos para compra à vista não bastam para a compra.

Se tiver este erro, não insista; muitos clientes usam diferentes cartões, sugira ao cliente tentar um outro ou solicitar o aumento de limite emergencial do cartão através de seu aplicativo de banking online.

Erros Código 03 e 11: transação não encontrada

Esse tipo de erro pode acontecer de duas maneiras: quando 03, significa que, apesar do limite disponível, o cartão do cliente não suporta o número de parcelas informadas e, caso seja erro 11, é sua máquina que não tem suporte para oferecer o número de parcelas contratadas. Nesse caso, insira um número menor de parcelas.

Erro Código 08: timed Out

Existe um tempo médio de resposta tolerável por parte da emissora, quando esse limite é ultrapassado, isso geralmente significa instabilidades na rede da bandeira do cartão ou na operadora da maquininha. Nesses casos, o ideal é não insistir logo em seguida: dê um tempo antes de insistir pois, na maioria dos casos, as instabilidades passam em poucos minutos.

Erro Código 13: valor inválido

Quando um valor muito alto é digitado na máquina, pode ser que o banco entenda que houve um erro de digitação e proíba a primeira tentativa. Se o valor estiver correto, basta tentar novamente.

Erro Código 14: cartão Inválido

As maquininhas de cartão no modelo PoS têm uma série de restrições com algumas bandeiras menos comuns, se o cliente teve esse erro, não insista. Tente usar uma máquina com compatibilidade ou o modelo TEF, que costuma aceitar os mais diversos tipos de bandeira.

Erro Código 19: repita a transação

Erros da parte da maquininha são bastante comuns, como o erro 06, que se refere a erros genéricos, ou o erro 21, da impossibilidade de executar ou cancelar uma transação em curso. Todos esses erros costumam aparecer por pequenos acontecimentos inesperados, como uma instabilidade na rede, dificuldades para ler o chip do cartão e outros problemas.

Verifique o sinal e a posição do cartão e tente outra vez.

Erro código 26: operação duplicada

Algumas vezes insistimos de maneira repetida na venda após algum erro, mas pode ser que a venda tenha sido computada e apenas não lançado o cupom de venda. Nesse caso, é importante retirar um extrato das últimas vendas e verificar se o valor em questão já possa ter sido aprovado.

Erro código 38: limite de erros de senha excedido

As bandeiras geralmente oferecem 3 oportunidades para o cliente poder errar sua senha (Código 55). Quando esse limite é excedido, por motivos de segurança, aquele cartão é bloqueado e só poderá voltar a ser usado se for desbloqueado em sua agência.

Erro Código 43: cartão roubado

Quando o cliente bloqueia seu cartão, após informar perda ou roubo, ele apresenta o código 43 ao ser usado em algum terminal. Confira a identidade do portador do cartão e, se necessário, informe a polícia o quanto antes que houve uma tentativa suspeita de uso daquele cartão.

Erro Código 61: limite de saques e compras

Alguns cartões têm restrições de acordo com seus planos contratados, ao receber este código, não insista, ofereça outro meio de pagamento, como PIX ou débito (mas alguns cartões também têm restrição ao volume diário de compras em débito).

E aí, ficou mais preparado para auxiliar seus clientes e ter sempre uma solução na manga? A GETCard oferece as melhores soluções para conciliação de cartões e aqui em nosso blog você encontra as melhores dicas para meios de pagamento e administração de recebíveis. É só assinar nosso blog e nos encontrar nas redes sociais para ficar por dentro!

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