16 set

Como funciona e o que você precisa saber para hospedar um site?

Uma das melhores maneiras de divulgar seu novo negócio é possuir um website que apresenta, de um modo claro e organizado, o seu portfólio de produtos e serviços, passando credibilidade ao cliente, que sempre buscará se informar sobre sua marca neste ambiente.

Obviamente, para este fato, é necessário que você “hospede” seu site em um provedor de servidor que garanta a qualidade no acesso, velocidade e segurança de suas informações, como um forte parceiro para o seu negócio.

Mas basicamente, quais são os passos necessários e o que eu preciso saber para deixar o meu site disponível para toda a web?

Primeiramente, é necessário que você faça o registro de um domínio (endereço do site) com o nome da sua empresa ou, caso o nome não esteja disponível, você deve procurar uma nomenclatura que mais se aproxime do seu negócio ou atividade à ser executada (por exemplo, o domínio de nosso site é getcard.com.br. Caso o mesmo já existisse e não houvesse a possibilidade do registro deste, poderíamos optar em registrar um nome próximo com vínculo ao negócio executado, como www.getcardhost.com.br).

Para o registro, você pode optar em realizar o mesmo através do site do Registro.br (um departamento do NIC.br, uma “entidade civil, sem fins lucrativos, que tem as funções administrativas e operacionais referentes ao domínio .br”, como o próprio site apresenta e, em resumo, é o orgão responsável pelo “controle” das atividades de registro de domínios neste formato no Brasil).

Após o registro, é preciso contratar um serviço de hospedagem.  Através do mesmo, você receberá uma conta (usuário e senha) de acesso a um servidor on-line, no qual poderá subir (o famoso “upar”) os arquivos de seu site para disponibilizar o mesmo na internet. Na compra do domínio, existem os campos de configuração de seus servidores DNS, o qual o provedor do serviço de hospedagem deverá fornecer os mesmos para configuração e o reconhecimento do novo endereço ao ser digitado no navegador de qualquer usuário no mundo (os servidores DNS tem por missão converter os endereços de IP de um determinado ambiente em um “nome” de domínio. Por exemplo, invés de digitar um número como 199.999.999.99 para acessar um site, você simplesmente pode digitar o nome do mesmo (domínio) para acessá-lo (www.getcard.com.br), e o servidor dns automaticamente redirecionará o acesso do endereço apresentado para o servidor com o IP cujo local de hospedagem represente o mesmo. Os dois irão dialogar para que essa opção amigável funcione perfeitamente).

Em uma analogia bem simplificada com o nosso cotidiano, imagine um bairro com muitas casas. Esse bairro é como um data center, que fornece espaço para a existência de cada  casa (hospedagem) e, nestas casas, os móveis representam os arquivos que subimos em casa espaço destinado ao seu site no servidor. Obviamente, para encontrar uma casa nesse bairro, você necessitará do endereço da mesma. O endereço é como o domínio, que representa a “rua” que dará acesso ao seu ambiente on-line.

Neste sentido, esses são os dois pontos fundamentais para você possuir um ambiente on-line e divulgar a sua empresa através de um site. No caso do desenvolvimento do mesmo, você pode optar por diversas linguagens, como PHP ou .Net. Tudo conforme suas necessidades ou condições de investimento.

Um ponto fundamental é que o mesmo, nos tempos atuais, seja responsivo e de fácil acesso nos diversos dispositivos existentes, principalmente quando falamos em smartphones. Grande parte dos usuários já acessam sites em seus dispositivos móveis, reduzindo o fluxo de internautas que se utilizam, em uma escala superior, de computadores e desktop’s para a navegação na web.

Nós na GetCard possuímos vários planos de hospedagem, garantindo alta velocidade, redundância e segurança aos seus dados e arquivos, com suporte personalizado e contas de e-mail para o seu domínio (um dos grandes diferenciais em possuir um site para incrementar um ar mais profissionais no relacionamento com seus clientes e parceiros de negócios).

Analise todas as opções aqui, e escolha qual melhor atende suas demandas e não deixe de entrar em contato conosco caso necessite de algum apoio ou dúvida sobre nossos produtos e serviços.

 

ddd