23 mar

Por que Minha Empresa precisa de TEF?

O sistema de Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) tem como principal objetivo fazer a integração entre as vendas de cartões e o seu processo de automação comercial do PDV. Ele também é responsável por fazer a comunicação entre o estabelecimento comercial e a operadora de cartão. Basicamente o TEF é o sistema que possibilita que você tenha uma máquina de cartão integrada ao seu programa de vendas do PDV. Ou seja, isso significa que o valor do cartão de crédito/débito será inserido pelo software do PDV – não há digitação da operadora de caixa.

MENOR TEMPO DE ESPERA NOS CAIXAS: o TEF irá agilizar o processo de cartão, pois ao passar uma compra através do sistema no PDV, automaticamente será encaminhado para o Gateway TEF o valor a ser cobrado no cartão. Ou seja, o colaborador economiza tempo por não precisar digitar o valor, e ainda evita erro de digitação.

PREVENÇÃO CONTRA FRAUDES: Utilizando TEF você evitará fraudes no processo de recebimento de cartões. Tais fraudes podem ocorrer por parte de colaboradores/clientes realizando transações diferentes das registradas pelo sistema de vendas, ou mesmo, utilizando outras máquinas POS para receber vendas.

CONTROLE VENDAS NO CARTÃO:  O TEF disponibiliza mais informações úteis para sua empresa, pois fornece relatórios gerenciais, nos quais você pode controlar recebimentos, por PDV, empresa, filial, e até mesmo controlar valores transacionados pelas operadoras de cartão.

 

VAMOS FALAR SOBRE SEU CONTROLE DE CAIXA!

É importante reforçar que todas as operações do caixa, por se tratar de receitas em dinheiro vivo, cartões, vales ou fiado, devem ser realizadas com concentração e diligência. Todos os passos, por mais simples que sejam, tais como escolher a forma de pagamento ou verificar o troco, influenciam diretamente no resultado.

Algumas situações, que podem acontecer no recebimento de cartão são difíceis de prever, mas geram prejuízos para a empresa. Dessa forma o primeiro passo p/ controlar melhor as vendas em cartão é saber o motivo desse problema, utilizando o TEF é possível detecta-los.

Assim você será capaz de criar ações para evitar que esses problemas afetem o seu fechamento de caixa.

 

POR QUE MEU CONTROLE DE VENDAS NO CARTÃO NÃO BATE?

TAXAS E TARIFAS DAS OPERADORAS: As taxas que incidem sobre os valores das vendas variam de acordo com as bandeiras dos cartões e com os tipos de vendas, confundindo o controle financeiro.

As tarifas são cobradas por serviços prestados pelas operadoras de cartões – aluguel POS,  POO, PinPAD e Conectividade. Olhando o extrato final da operadora, com certeza o valor não baterá com o total de vendas realizadas.

ESTORNOS – CHARGEBACKS: Pode acontecer do cliente não reconhecer uma compra, mesmo que tenha sido efetuada usando cartão c/ chip e senha. Também existem fraudes, nesses casos a operadora estornará o valor da venda.

É importante ficar atento, pois todos estornos devem ter motivo formalizado e devem ser registrados, para que a loja adote medidas e políticas para evitar tais situações.

LANÇAMENTOS NÃO REALIZADOS: Eventualmente pode acontecer da operadora não realizar o pagamento de uma venda. Isso ocorre devido falhas de impressão, de automação, ou até mesmo das operadoras de cartões.

 

TEMPO É DINHEIRO

Com o TEF integrado a seu PDV a gestão financeira fica mais assertiva e rápida, pois sua ferramenta de conciliação permite a análise em tempo real de todas as transações realizadas por sua empresa.

Automatizando esse processo você evita que aconteçam erros durante a apuração do valor que deve ser recebido, e economiza tempo!

 

TEF

  • Controle fácil das vendas;
  • Análise completa do número de transações efetuadas;
  • Geração de relatório por período;
  • Confronto dos valores repassados x valores a serem recebidos;
  • Identificação de erro de forma rápida e assertiva;

SEU TEMPO E SEGURANÇA SÃO BENS VALIOSOS.

CONTE CONOSCO, INVISTA EM TECNOLOGIA INTELIGENTE!